quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O que é psicanálise integrativa ?


A Psicanálise é uma teoria criada por Sigmund Freud, que tem muitas ferramentas, parâmetros e objetivos, todos já muito estudados pelos acadêmicos e pesquisadores, na sua maioria psicólogos e psiquiatras. Embora Freud tenha dito expressamente que era contra médicos serem psicanalistas.

No Brasil, assim como no mundo todo, a profissão de PSICANALISTA não é regulamentada. E há uma corrente mundial que é CONTRA a regulamentação através de lei da prática psicanalítica. Existem teses a favor e contra a regulamentação. Mas aqui neste blog não entraremos neste mérito. Senão apenas para mostrar que a falta de regulamentação causa um enorme problema para os VERDADEIROS PSICANALISTAS.

Estou tocando no assunto da PSICANÁLISE INTEGRATIVA.

O QUE É PSICANÁLISE INTEGRATIVA ?

O que consta na internet, e somente nela, é que trata-se de uma junção de muitas coisas separadas, técnicas de terapias naturais, cura espiritual, baralho cigano, quiromancia, regressão a vidas passadas, e... PSICANÁLISE !

Alguém, não se sabe ao certo quem, acordou um dia pela manhã e pensou: Vou criar uma psicanálise própria !

Pegou uma meia dúzia de livros de Freud (até porque se tivesse lido a obra completa talvez não tivesse feito tamanha maluquice), mais um ou outro livro de Reich, Lacan e Jung, e voilá ! Estava "criada" a tal psicanálise integrativa.

Chamam de integrativa pois misturam tudo numa panela, mexem bem, e apenas dão o NOME de PSICANÁLISE INTEGRATIVA.

Poderia na verdade chamar-se PSICANÁLISE DESINTEGRATIVA visto que de psicanálise não tem absolutamente nada... 

Como nenhuma sociedade de psicanálise séria no Brasil reconheceu a tal invenção, que está mais para um estelionato, tiveram mais uma ideia: criar uma sociedade própria, que reconhece a si mesma ! 

E então inventaram a tal SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE INTEGRATIVA ! Também chamada pela alcunha de SBPI. Um nome bem bonitinho... que consegue convencer até mesmo graduados e pós-graduados nas mais diversas áreas.

Detalhe: esta pseudo-sociedade NÃO TEM RECONHECIMENTO DE NENHUMA OUTRA ENTIDADE SÉRIA NO BRASIL.

Existem cinco ou seis sociedades psicanalíticas no Brasil extremamente sérias, algumas inclusive ligadas a núcleos acadêmicos da USP, PUC, UFRJ, UFBA, UNB, e várias outras Universidades.

Um curso de REFERÊNCIA em psicanálise na capital de São Paulo é o do SEDES SAPIENTIAE por exemplo... que por motivos políticos ainda não foi reconhecido pelo Conselho Regional de Psicologia. Mas poderia, tendo em vista seu excelente curso de formação.

Mas enfim... a SBPI que se intitula uma sociedade psicanalítica, congrega psicanalistas... e também quem não é psicanalista !

Então... começa-se a perceber a enorme MARACUTAIA QUE É A SBPI : uma escolinha de cursos de psicanálise que VENDE CURSOS ATRAVÉS DE FRANQUIA para qualquer bobo que queira um título de PSICANALISTA.

No site deles verifica-se CURSOS À DISTÂNCIA. Como se a psicanálise pudesse ser ensinada a distância.

Encontra-se também supostos psicanalistas que também fazem leitura de mãos, regressão a vidas passadas, astrologia, tarot, vidência e baralho cigano. Pasmem ! De todas as "técnicas" citadas acima, a psicanálise é a mais barata ! 

Enfim... este blog tem a função de DESMASCARAR o que de fato é a psicanálise integrativa. Que na verdade não existe.

Se você é psicanalista, tem formação em psicanálise, ou é um estudioso do assunto, convido você a entrar no site da SBPI e então tirar suas próprias conclusões:


www.sbpi.org.br

E quando tiver sua opinião formada, poste seus comentários aqui.


Assinado:

Pega-Picaretas.